Bem vindos(as)!!!

Este blog foi criado para trocar informações sobre Nutrição...

Para que meus pacientes e todos os visitantes do blog, possam ter acesso a tudo o que precisarem sobre a Nutrição! E se tiverem alguma dúvida escrevam...

Um abraço!


sexta-feira, 8 de março de 2013

Amaranto, o alimento da vez

O grão tem propriedades que se assemelham ao arroz com feijão.

Estudos já descobriram que, na composição química, o amaranto se assemelha a uma combinação muito conhecida pelo o brasileiro... O arroz com feijão. É isso mesmo: do feijão. Ele tem a proteína na concentração de 14% (no feijão é 23%). Do arroz ele tem os aminoácidos, moléculas orgânicas que não são fabricados pelo nosso organismo e essenciais para o nosso corpo.

Fique sabendo

O amaranto pode ser consumido com frutas e iogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de ser incorporado em sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces e salgados.

VERDADE

- O amaranto reduz os níveis do colesterol total do sangue, ou seja, a gordura que vai formar placas nas veias e artérias.
- Muitas pesquisas realizadas, tanto no Brasil e em todo o mundo, vêm mostrando o potencial do amaranto na redução dos níveis de colesterol no sangue.
- O grão possui cerca de 15% de proteínas com alto teor biológico (aquelas com todos os aminoácidos essenciais que o corpo não produz). É fonte de cálcio biodisponível (melhor absorção no organismo), o que não acontece com outros tipos de vegetais, além de ser fonte de fibras, zinco, fósforo e outros nutrientes.
- Não contém glúten, sendo uma excelente opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten). Quase não tem gosto, o que é muito bom, pois a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações.

Muitos benefícios

- Possui efeito antioxidante, evitando o envelhecimento precoce
- Previne doenças cardiovasculares
- Controla a obesidade
- Previne a osteoporose
- Reduz o nível de colesterol no sangue
- Aumenta a imunidade

ONDE ENCONTRAR

Ele é encontrado em lojas especializadas em produtos naturais, na forma de grãos, flocos e farinha. Pode ser cozido como qualquer cereal ou misturado a outros alimentos, em qualquer refeição do dia.

Saiba mais

Rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos, o consumo do amaranto é importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Seus muitos benefícios se estendem aos mais diferentes perfis e necessidades específicas.

O alto valor proteico - de 14 a 20% a mais, quando comparado a outros cereais - e de minerais atuam na manutenção e no aumento da massa magra em atletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterol e a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população de idosos e adultos em geral.

Você sabia que...

Como a quinoa, o amaranto foi selecionado pela Nasa para alimentar os astronautas devido ao seu alto valor nutritivo, por seu proveitamento integral, por sua facilidade de cultivo e seu rápido crescimento, mesmo em condições adversas.


Fonte: Jornal do Povo (RS)

"A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário