Bem vindos(as)!!!

Este blog foi criado para trocar informações sobre Nutrição...

Para que meus pacientes e todos os visitantes do blog, possam ter acesso a tudo o que precisarem sobre a Nutrição! E se tiverem alguma dúvida escrevam...

Um abraço!


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Macarrão instantâneo: será que vale economizar 6 min?


Todo mundo já está careca de saber que atualmente não se tem tempo para nada. E que só se pensa em trabalho + trabalho e que a pobre alimentação é quem acaba pagando por isso. Final da história: comemos o que é mais rápido, prático e…. MENOS saudável!

Será que a praticidade dos 3 min do macarrão instantâneo vale a pena?

Primeiro, vocês já se perguntaram por que o macarrão instantâneo leva 3 min para cozinhar enquanto que uma massa tipo espaguete leva em torno de 9 min?

Essa pergunta não vale para as nossas colegas nutricionistas, mas os “leitores-não-nutricionistas”, sabem?

A mágica para a redução do tempo de cozimento é que no seu processo de fabricação, o macarrão é pré-cozido e depois FRITO para possibilitar a perda d’água e deixá-lo “sequinho” novamente.

Essa simples ação acrescenta ao prato aproximadamente 115 calorias e 15g de gordura quando comparada a uma massa do tipo espaguete comum.

Trouxemos também o macarrão instantâneo LIGHT da miojo® para mostrar as diferenças.


OBS: Fizemos as comparações utilizando 80g da massa tipo espaguete, 1 pacote do macarrão Lámen Carne e também do Lámen Light Carne. Entretanto, o pacote do macarrão light possui 75g de macarrão + 5g tempero, enquanto que o pacote da versão normal tem 80g de macarrão + 5g tempero. Infelizmente, não há como ajustar a quantidade de massa da versão light para 80g porque, nas informações nutricionais do alimento, não há distinção do que é do macarrão e do que é do tempero.


Feito essa ressalva, vamos às análises:

  • Calorias: não precisamos nem salientar para a maior quantidade de calorias do macarrão instantâneo versão normal. Já a versão light, aproxima-se da massa espaguete porque sofre um processo de desidratação que não envolve a fritura.
  • Gorduras totais e saturadas: o processo de fritura faz com que o macarrão versão normal absorva gordura, por isso a diferença quando comparado ao macarrão versão light e à massa espaguete.
  • Fibra alimentar: presente apenas na massa espaguete.
  • Sódio: uma quantidade absurda de sódio no macarrão instantâneo versão normal e o mesmo na versão light, apesar de ocorrer redução. Esses valores chegam a, respectivamente, 75% e 52% do valor máximo do dia! Enquanto que a massa espaguete fica em 1%.

Agora, dá uma espiadinha nos ingredientes.



E aí, você prefere gastar 3 ou 9 minutos cozinhando seu macarrão?


"A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário