Bem vindos(as)!!!

Este blog foi criado para trocar informações sobre Nutrição...

Para que meus pacientes e todos os visitantes do blog, possam ter acesso a tudo o que precisarem sobre a Nutrição! E se tiverem alguma dúvida escrevam...

Um abraço!


quarta-feira, 20 de março de 2013

Você sabe o que anda comendo por aí?


Gordura trans. Ela está na mira daqueles que pretendem ter uma alimentação mais "limpa". Associada à obesidade, cânceres e doenças cardiovasculares, ela não é a única vilã presente nos alimentos. Por isso é tão importante saber o que, de fato, estamos ingerindo. E então, você costuma ler o rótulo das embalagens?

Todos os industrializados possuem diversos aditivos, que servem para modificar ou manter algumas características como sabor, cheiro, cor. Esses aditivos, na maioria químicos, não têm nenhum valor nutritivo e, em excesso, podem causar diversos males. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), eles são usados durante a fabricação, processamento, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação do alimento.

Atualmente são 23 tipos, divididos em mais de 3.500 substâncias. O fabricante deve seguir as normas da Anvisa em relação à quantidade máxima de cada um. Mas, será que dá para confiar? A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) fez uma pesquisa e recomenda atenção no consumo de 34 produtos. Alguns devem, inclusive, ser evitados. Veja abaixo:


1) Corantes

São usados para dar cor aos alimentos, conferindo aspecto melhor aos olhos do consumidor. Esses aditivos aumentam sintomas de alergia, pioram o funcionamento intestinal e desequilibram o organismo. Há pesquisas da FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle de alimentos, que apontam excesso de corante como responsável por quadros de hiperatividade e de déficits de atenção em crianças. A maioria dos alimentos contém corantes e você pode encontrá-los em massas, bolos, margarinas, sorvetes, bebidas, gelatinas, biscoitos, por exemplo. Muitos estão proibidos mas, da lista permitida pela ANVISA, a eritrosina, corante sintético vermelho, consta como causadora de hipertireoidismo quando consumida em excesso; o vermelho ponceau pode causar anemia e uma doença renal chamada glomerulonefrite e o amarelo tartrazina recentemente foi associado como causa de insônia em crianças.

2) Aromatizantes e Flavorizantes

Aromatizantes são os responsáveis realçar aroma aos alimentos. Segundo o Australian Medical Journal, seu uso pode levar a alergias respiratórias ou da pele, retardo de crescimento, perturbações metabólicas, diminuição da resistência e câncer. De todos, o glutamato monossódico é o mais prejudicial à saúde. Já os flavorizantes, de acordo com a engenheira de alimentos Marcia Akahoshi, intensificam o gosto do alimento. Eles trabalham junto com os aromatizantes. "São duas coisas totalmente diferentes, mas que andam juntas", afirma. Como exemplo de alimentos que contêm os aditivos temos bolacha de chocolate, salgadinho de churrasco, batata frita sabor bacon, sorvete de baunilha, suco artificial de abacaxi.

3) Conservantes e Antioxidantes

São utilizados para que o alimento não estrague. Os mais encontrados por aí são o sorbato de potássio e benzoato de sódio. "Temos esse aditivo na mussarela, batata, no pãozinho francês, leite, açúcar branco e farinha de trigo", explica Márcia. Alguns componentes produzem irritação de células da bexiga, estando ligados à formação de tumores vesicais. O nitrito de sódio ou de potássio, usado nas carnes, é um produto sob suspeita: pode reagir com aminas, encontradas naturalmente nos alimentos, e formar nitrosaminas, comprovadamente cancerígenas. O aditivo em excesso causa redução do nível de vitamina B1 e mutações genéticas. Os antioxidantes, em quantidade, produzem aumento de cálculos renais, ação tóxica sobre o fígado, reações alérgicas, descalcificação e redução da absorção do ferro.

4) Estabilizante e Espessantes

São gomas que aumentam a viscosidade dos produtos e mantêm a mistura estável. São encontrados em sorvetes, pudins industrializados, iogurte, caldos concentrados. "Desenvolvi um produto de frutas e os morangos ficavam na parte superior. Para distribuí-los por toda a embalagem, utilizava-se um estabilizante", exemplifica Márcia. Eles podem causar irritação na mucosa do intestino e ter ação laxante. Alguns são comprovadamente cancerígenos e tóxicos.


5) Acidulantes

Esses componentes são ácidos que podem ser naturais como os cítricos ou artificiais como o ácido fosfórico que é feito do petróleo, utilizado em refrigerantes à base de cola. Servem para conferir um sabor um pouco mais azedinho. Os sucos artificiais contêm uma boa dose desse aditivo, que pode impedir a absorção de vitaminas do complexo B, causar cirrose hepática e descalcificação de dentes e ossos.



"A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista".

Um comentário:

  1. Dra. Cibele, estou tentando entrar em contato por email e telefone, sem sucesso, para marcar uma consulta. Como faço?
    Obrigada,
    Yara

    ResponderExcluir