Bem vindos(as)!!!

Este blog foi criado para trocar informações sobre Nutrição...

Para que meus pacientes e todos os visitantes do blog, possam ter acesso a tudo o que precisarem sobre a Nutrição! E se tiverem alguma dúvida escrevam...

Um abraço!


sábado, 2 de fevereiro de 2013

O açúcar que bebemos

Nos Estados Unidos está sendo feita uma campanha (http://pulse.typepad.com/nychealthy/2009/08/cathy-nonas-on-pouring-on-the-pounds.html) para conscientização da população quanto ao que é consumido em bebidas e drinks ricos em açúcar. A população americana tende a matar a sua sede com bebidas açucaradas ao invés da água. Uma simples garrafa de soda (volume 20 oz – 567 ml) pode conter uma quantidade em torno de 250 calorias (ou 8 colheres de sopa de açúcar). Mesmo o indivíduo fazendo outras opções além dos refrigerantes, como chá gelado, ele não tem idéia de como estas bebidas podem conter elevadas quantidades de açúcar. O chá gelado sabor limão (volume 20 oz – 567 ml) contêm 210 calorias, ou seja, 7 colheres de sopa de açúcar.

Os americanos estão consumindo cerca de 200 a 300 calorias mais do que consumiam há 30 anos atrás, e quase metade destas calorias extras provêm das bebidas açucaradas. Na cidade de Nova Iorque, mais de 2 milhões de pessoas consomem ao menos uma bebida açucarada por dia, levando a ganho de peso e obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e pressão alta. Em Nova Iorque, as elevadas prevalências de obesidade já chegam a 22% e sobrepeso 34%. Uma forma de não aderir a essa tendência identificada nos hábitos alimentares da população é beber mais água (cerca de 2 litros ao dia). Se a pessoa gosta de gaseificados, pode optar pela água gaseificada ao invés da soda.

Ao invés de comprar sucos de fruta industrializados, opte pela fruta in natura, que contêm uma grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais e são de baixa caloria. Abaixo, uma tabela com alguns exemplos de bebidas que normalmente são consumidas durante o dia pelos americanos e a quantidade de açúcar contida nelas.

Bebida láctea com chocolate branco: 340 Kcal - 453ml (6 ½ colheres de sopa de açúcar)
Coca-Cola: 250 Kcal – 567 ml (8 colheres de sopa de açúcar)
Soda de Lima limão: 240 Kcal – 567 ml (8 colheres de sopa de açúcar)
Bebida de laranja: 225 Kcal – 453 ml (6 colheres de sopa de açúcar)
Suco de maçã: 220 Kcal – 453 ml (7 colheres de sopa de açúcar)
Chá gelado sabor limão: 210 Kcal – 567 ml (7 colheres de sopa de açúcar)
Café Latte: 190 Kcal – 453 ml (2 colheres de sopa de açúcar)
Isotônicos: 120 Kcal – 567 ml (4 colheres de sopa de açúcar)
Água: 0 Kcal

Nenhum comentário:

Postar um comentário