Você morre de vontade de tirar uma soneca depois do almoço? Talvez seja melhor trocar as batatas fritas industrializadas por uma batata de verdade.
Um novo estudo confirma que a ingestão excessiva de alimentos gordurosos está associada a índices mais elevados de sonolência. Já o consumo de carboidratos gera o efeito contrário, aumentando o estado de alerta.
Participaram do estudo 31 adultos saudáveis, que passaram quatro noites em um laboratório do sono. Os pesquisadores monitoraram suas refeições e testaram a sonolência com um procedimento chamado Teste Múltiplo de Latência de Sono, que usa eletrodos para medir ondas cerebrais, movimentos oculares e outros indicadores.
Estudos anteriores encontraram a mesma associação entre a dieta e os níveis de cansaço em relatos subjetivos. O novo estudo é o primeiro a fornecer evidências objetivas de que as dietas ricas em gordura aumentam ainda mais a preguiça no meio da tarde.
“A sonolência diurna excessiva e a fadiga são muito comuns no mundo moderno, e estão em ascensão”, afirma o psiquiatra Alexandros Vgontzas, da Faculdade de Medicina de Penn State, em um comunicado à imprensa.
“Uma dieta rica em gordura reduz acentuadamente o estado de alerta , o que pode gerar um impacto na capacidade do indivíduo de reagir com prontidão e afetar a segurança pública”, enfatiza o médico.
http://discoverymulher.uol.com.br/saude/nutricao/fadiga-e-sonolencia-pare-de-comer-alimentos-ricos-em-gordura/
"A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista".
Nenhum comentário:
Postar um comentário