A pirâmide alimentar foi concebida em meados dos anos 90, e mesmo não tendo muitos adeptos da área tornou-se indispensável em alguns consultórios de nutricionistas de todo o país. Em 2006 a pirâmide sofreu algumas pequenas atualizações, acrescentando mais qualidade de vida ao programa alimentar apresentado pela mesma, os responsáveis por toda essa mudança é o Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.
Destaque para os americanos no que diz respeito a base da pirâmide onde foram introduzidos EXERCÍCIOS FÍSICOS, foi uma maneira de alertar as pessoas sobre a importância de uma rotina onde houvesse um foco diário nas atividades físicas, assim como a rotina alimentar.
Os criadores da nova pirâmide, enxergaram que a antiga pode ter ajudado diretamente no número de obesos no EUA. A antiga base era formada por carboidratos como batata, arroz branco e massas em geral, que na nova estão no topo onde são recomendados que tenha parcimônia ao ingeri-los.
As gorduras, agora, tem uma ênfase maior na dieta em especial as saudáveis.
As frutas e verduras são as fontes diversificadas de vitaminas, sais minerais e fibras.
Os carboidratos mantém o destaque, porém, é destacada a escolha consciente do melhor a se ingerir.
As proteínas ainda são uma das mais importantes da dieta, entretanto, deve-se escolher carnes magras como peixe e frango.
A adesão de castanhas, nozes, amendoins e amêndoas na dieta é estimulada, pois são ótimas fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais.
As proteínas ainda são uma das mais importantes da dieta, entretanto, deve-se escolher carnes magras como peixe e frango.
No final é imprescindível saber que a pirâmide deve ser usada de uma forma imparcial, ou seja, sem interpretações errôneas sobre a mesma para que ela consiga ter efeitos significativos na saúde do usuário.
"A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista".
Me surpreendi com esta nova torre, levando o que estava na base da torre,para o topo... E somente por causa do peso dos americanos?
ResponderExcluirPenso que precisamos de uma explicação científica para isso. Como uma universidade como Harvard nos dá uma explicação que parece senso comum, e ficamos satisfeitos?
Olá Doutora,
ResponderExcluirgostaría de saber se estou com falta de alguma vitamina no meu organismo? pois ultimamente, não consigo compreender os conteúdos das disciplinas, estou emagrecendo muito e também sinto uma horrivel sonolência.Uns meses atraz fui ao médico por causa dos dos mesmo sintoma, e ao final da consulta ele me passou a vitamina: Bimenal plus, mas agora estou sentindo de novo?
Silva-Pará