Bem vindos(as)!!!

Este blog foi criado para trocar informações sobre Nutrição...

Para que meus pacientes e todos os visitantes do blog, possam ter acesso a tudo o que precisarem sobre a Nutrição! E se tiverem alguma dúvida escrevam...

Um abraço!


domingo, 7 de abril de 2013

Como fazer para DIMINUIRMOS o consumo de leite?


Após muitos comentários e questionamentos sobre como fazer para diminuirmos a utilização dos leites e derivados, segue abaixo esse post:


De uma forma mais prática, podemos diminuir a exposição, ou seja, se tomamos 3 copos de leite ao dia, que tal diminuir para 1. Ou se tomamos leite todas as manhãs, podemos alternar com suco de frutas, chás ou “leites” de cereais ou sementes, tais como, de aveia, arroz, amêndoas, etc.



Se utiliza derivados de leite como opção para “recheios” do pão, pode alternar com outras opções como, geléias (sem açúcar e sem adoçantes), patês de soja (existe um post com esse tema), tahine (pasta feita de sementes de gergelim – rico em cálcio), humus (pasta de grão-de-bico), azeite com orégano, mussarela de búfula, “manteiga” de ervas (colocarei em um próximo post como fazer), etc.

Mas também cuidado com os embutidos, como eu já havia colocado em uma postagem anterior sobre o “peito de peru”.

Porém não podemos trocar a mesma quantidade o leite de vaca utilizado pela mesma quantidade de “leite” de soja, por se tratar também de um alimento com um grande potencial alergênico, assim como os ovos, amendoim, trigo, peixe e frutos do mar.

Devemos ter sempre um equilíbrio e não ter uma mesma alimentação igual todos os dias.

E sobre a soja estarei preparando um próximo post.


"A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário