Bem vindos(as)!!!

Este blog foi criado para trocar informações sobre Nutrição...

Para que meus pacientes e todos os visitantes do blog, possam ter acesso a tudo o que precisarem sobre a Nutrição! E se tiverem alguma dúvida escrevam...

Um abraço!


sexta-feira, 8 de março de 2013

Pirâmide Alimentar Atualizada

A pirâmide alimentar foi concebida em meados dos anos 90, e mesmo não tendo muitos adeptos da área tornou-se indispensável em alguns consultórios de nutricionistas de todo o país. Em 2006 a pirâmide sofreu algumas pequenas atualizações, acrescentando mais qualidade de vida ao programa alimentar apresentado pela mesma, os responsáveis por toda essa mudança é o Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Destaque para os americanos no que diz respeito a base da pirâmide onde foram introduzidos EXERCÍCIOS FÍSICOS, foi uma maneira de alertar as pessoas sobre a importância de uma rotina onde houvesse um foco diário nas atividades físicas, assim como a rotina alimentar.

Os criadores da nova pirâmide, enxergaram que a antiga pode ter ajudado diretamente no número de obesos no EUA. A antiga base era formada por carboidratos como batata, arroz branco e massas em geral, que na nova estão no topo onde são recomendados que tenha parcimônia ao ingeri-los.
As gorduras, agora, tem uma ênfase maior na dieta em especial as saudáveis.
As frutas e verduras são as fontes diversificadas de vitaminas, sais minerais e fibras.

Os carboidratos mantém o destaque, porém, é destacada a escolha consciente do melhor a se ingerir.

A adesão de castanhas, nozes, amendoins e amêndoas na dieta é estimulada, pois são ótimas fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais.

As proteínas ainda são uma das mais importantes da dieta, entretanto, deve-se escolher carnes magras como peixe e frango.


No final é imprescindível saber que a pirâmide deve ser usada de uma forma imparcial, ou seja, sem interpretações errôneas sobre a mesma para que ela consiga ter efeitos significativos na saúde do usuário.


 
"A presente orientação não dispensa o atendimento presencial com um nutricionista".

2 comentários:

  1. Me surpreendi com esta nova torre, levando o que estava na base da torre,para o topo... E somente por causa do peso dos americanos?
    Penso que precisamos de uma explicação científica para isso. Como uma universidade como Harvard nos dá uma explicação que parece senso comum, e ficamos satisfeitos?

    ResponderExcluir
  2. Olá Doutora,

    gostaría de saber se estou com falta de alguma vitamina no meu organismo? pois ultimamente, não consigo compreender os conteúdos das disciplinas, estou emagrecendo muito e também sinto uma horrivel sonolência.Uns meses atraz fui ao médico por causa dos dos mesmo sintoma, e ao final da consulta ele me passou a vitamina: Bimenal plus, mas agora estou sentindo de novo?

    Silva-Pará

    ResponderExcluir